sexta-feira, setembro 16, 2011
O papel moeda

Se uma pessoa deixa de pagar um empréstimo à banca, o sistema funciona: aqueles que pagam compensam a bolsa dos incumpridores. Eis o juro do risco, o spread das nossas vidas. Se muitos deixam de pagar, então a banca tem um problema.

Bernard Madoff faz parte do passado. Agora, há o ganês Kweku Adoboli, o corretor suspeito de ter perdido cerca de 1,5 mil milhões de euros ao UBS. O que são 1,5 mil milhões de euros? É tudo uma questão virtual... e de zeros... Para o Estado, resolve-se com a emissão de moeda (ou com impostos); para uma instituição bancária, basta penalizar os depositantes. Voilá!

Se eu fosse produtor de cinema, ia rapidamente adquirir os direitos de Kweku Adoboli. Perguntava-lhe: homem, quer contar sua história, sem ser perante um juiz?

Thelma, como se dirá em inglês, no fim quem se lixa é o mexilhão?

Etiquetas:

 
Lavrado por diesnox at sexta-feira, setembro 16, 2011 | Permalink |


3 Comments:


At 12:00 da tarde, Blogger Thelma

Sabes que os vejo todos os dias. Those bastards who fuck us big time, passo por eles todos os dias. E sabes como é que eles são?! Bem relaxados. They don't give a fuck about what happens next. Eles são completas máquinas de fazer dinheiro e são felizes assim.

 

At 6:19 da tarde, Blogger diesnox

Irás vê-los todos os dias, sim. Duvido, porém, que sejam assim tão relaxados. A bolsa é uma montanha russa.

 

At 8:28 da tarde, Blogger Thelma

Mate, nada os assusta! O edifício dos Lehman Brothers continua lá, fechado. No outro dia, havia uma ameaça de bomba numa das torres e eles lá saíam tranquilíssimos. Meu amigos, não há nada que os assuste. They are on top of the world! No matter what.