domingo, agosto 28, 2011
Sabedoria popular a bordo
Porventura já repararam nas mensagens exibidas nos vidros ou no porta-bagagens dos automóveis? “Bebé a bordo” (um alerta, acompanhado de um símbolo, normalmente, direccionado para os “aceleras”); “Foi Deus que mo deu” (a versão anti-mau olhado); “Se conduzir não beba” (porque as operações-stop não perdoam), enfim…
Há alguns dias, reparei numa frase distinta: “Kindness is an investment”. O slogan é curioso: encontrando-se escrito numa língua que não o português, procurando a universalidade na compreensão, procura associar comportamentos sociais com resultados bolsistas. Mas o que me deixa perplexo é a sua necessidade. Era suposto a bondade/gentileza ser uma manifestação natural e genuína, e não propriamente uma ciência teleológica.
Infelizmente, cada vez mais deparamo-nos com condutas forçadas, em vez de testemunharmos gestos espontâneos e desinteressados. O proprietário de um veículo vê-se, por vezes, obrigado a abdicar parte do seu campo de visão, para convencer o mundo de que há actos afáveis, na estrada ou na vida, que são de uma preciosidade singular... e compensam. Ainda vale a pena perder 120 segundos no mais trivial dos exercícios, como ler mensagens projectadas nos vidros dos carros?


PS: Quem tiver conhecimento de outras frases sugestivas, faça o favor de as chegar a este espaço. No Brasil, pelos vistos, esta prática é muito mais avançada... e divertida. Basta pesquisar.
 
Lavrado por diesnox at domingo, agosto 28, 2011 | Permalink |


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