domingo, janeiro 16, 2011
José Manuel Coelho, o ex-ardina do Avante!


Presidenciais 2011. Iniciamos, hoje, um ciclo de curta análise aos sete candidatos. Serão seis em carne e osso mais um, a democrática abstenção.

José Manuel Coelho não tem nada de original, é a cópia de tantas criaturas do universo cómico. Age com base numa campanha de momentos de BD, ou de Inspector Gagdget, ou de Family Guy.
É um excêntrico, mas, ao contrário do anúncio, longe de ser milionário. Seja discursando em cima de um carro funerário, seja oferecendo um submarino a Paulo Portas. O Imaginarium de Coelho é do tamanho de uma loja de brinquedos: corre de toca em toca, produzindo episódios recambolescos e irreverentes. É um one show man, e os media comem deste coelho (à) caçador de piadas.
O Brasil teve o seu Tiririca, e este está longe de ser um palhaço, q.b. genuíno e nada inocente. É um mágico da demagogia, um campeão dos jogos de magia. Ainda não percebi muito bem como é que um comunista ferrenho, daqueles que ganhava viagens à URSS por ser o melhor vendedor do Avante!, se torna no rosto do PND-Madeira – o que quer que a sigla agregue.
Aos 58 anos, já tem idade para ter algum juízo. Se é verdade que para se ser presidenciável é preciso ter 35 anos – condição, aliás, incompreensível – a partir de agora, qualquer criança devia poder juntar 7500 assinaturas para si própria ou para um irmão gémeo.
Não me admira que possa vir a ter mais votos que Manuel Alegre na Madeira – a terra que verdadeiramente interessa a Coelho. Admira-me, sim, que os médicos receitem tantos ansiolíticos, quando temos um cromo destes nos canais em sinal aberto.
Pontuação final: 14 valores.
 
Lavrado por diesnox at domingo, janeiro 16, 2011 | Permalink |


0 Comments: