quinta-feira, janeiro 24, 2008
A vaca que ri

Não é preciso consultar os manuais de Economia para perceber duas coisas. Primeiro: os recursos são escassos. Segundo: as necessidades colectivas são, por natureza, ilimitadas. Eis o espaço de actuação da ciência económica.

Se o sector do leite, bem essencial, se depara com uma crise grave no mercado nacional, de quem é a culpa? Da Economia? Do mercado? Dos consumidores? Das vacas?

Há uns anos, entornava-se leite nas ruas e aliciavam-se os produtores a deixarem a actividade. Imposições da Comissão Europeia em nome das cotas burocráticas. E o ministro da Agricultura, o que diz? Não vai pedir aos produtores para obrigarem a vacas a produzirem mais matéria-prima?

Tal como se passa com o petróleo, alguém anda a viver à custa da alta na procura e da pouca oferta. Se os produtores admitem que num aumento de 15 cêntimos apenas são compensados com 5 cêntimos, está-se mesmo a ver para onde vão os restantes 10 cêntimos: indústria e distribuição.

Os consumidores é que pagam… Chorem sobre leite que não existe…
 
Lavrado por diesnox at quinta-feira, janeiro 24, 2008 | Permalink |


6 Comments:


At 9:21 da manhã, Blogger Ice-device

Não bebo leite!!!! Não é maravilhoso que por uma vez a crise não me afecte directamente?

 

At 10:59 da manhã, Blogger Sara

Ó Ice, e não comes queijo, manteiga, gelados ou iogurtes?

 

At 3:16 da tarde, Blogger Ice-device

raramente. :-)

 

At 11:37 da manhã, Blogger Sara

Tás tramado! Ou comes vegetais em abundância ou quando fores idoso (daqui a 5 anos) nem o andarilho te protege das fracturas. :P

 

At 1:29 da tarde, Blogger Ice-device

O meu instrutor de Karaté sempre dizia que o ser humano é o único animal que bebe leite reagularmente depois de adulto. mais, uma grande parte dos alimentos têm calcio principalmete os vegetais e a fruta como referiste. E já agora, laticínios a mais podem ter efeitos negativos como o excesso de gorduras e proteínas.
Leite is overrated! :-)

 

At 4:05 da tarde, Blogger Sara

É óbvio que o teu instrutor de karaté não conhecia o meu cão: tem 7 anos e bebe leite quase diariamente. :D