sexta-feira, agosto 25, 2006
Plutão e LFV
Plutão, o mais longínquo dos corpos celestes do sistema solar, foi despromovido de categoria. 2500 astrónomos da Assembleia-Geral da União Astronómica Internacional (IAU) decidiram Quinta-feira, em Praga, baixar de divisão o agora chamado «planeta anão». As crianças já não precisam de decorar o nome de Plutão. Podem guardar espaço na memória para os asteróides Charon – que raio de nome, pois ainda dá para confundir com o modelo da VW –, Xeres (ou UB-313) e Xena…

Despromoção incorre também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. O jornal 24 Horas trouxe a público que o presidente do clube da Luz irá ser constituído arguido, numa investigação sobre a transferência de Mantorras do Alverca para o Benfica. A Polícia Judiciária esclareceu entretanto que não chamou o dirigente do Benfica ao processo, nem prevê fazê-lo.

Há pelo menos um dado que LFV não pode desmentir: há uma investigação em curso e que envolve suspeitas de existência de burla e fraude fiscal.

Quanto ao resto, apenas mais dois aspectos a apontar: nem Luís Filipe Vieira pode autoconsiderar-se o arauto da transparência no futebol – e este é meramente um juízo que retiro do excesso de vitimização que LFV parece procurar; nem o tablóide de Pedro Tadeu - e, por extensão empresarial, de Joaquim Oliveira - podem pensar que as fontes são a eterna casa sagrada dos jornalistas. Porque acima da vida privada do dirigente do Benfica – e é de lamentar os assaltos à casa do dirigente e a alegada intimidação da sua família - e da liberdade de imprensa está um valor mais precioso: a verdade. E a verdade implica que os benfiquistas e o estado de direito saibam com rigor todos os contornos da maior transferência interna no futebol português.
 
Lavrado por diesnox at sexta-feira, agosto 25, 2006 | Permalink |


3 Comments:


At 8:03 da tarde, Blogger Ice-device

eu cá acho que isto é uma injustiça com o pobre do Plutão.

Eu se fosse a ele ia ao bar mais próximo e apanhava uma valente bebedeira.

Depois podiam conhece-lo como o "grosso do plutão"

 

At 8:03 da tarde, Blogger Ice-device

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

At 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo

O elo mais fraco fora de órbita

ou "afinal o tamanho conta".

Pois é, a lengalenga que éramos ensinados a trautear - "Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão" - vai sofrer um corte, uma expulsão.
Em concílio, lá se decidiu [ou se está em vias disso] expulsar o Plutão do sistema solar...




Confesso que sempre gostei muito daquele planeta. A anos de distância da terra mas que, ainda assim, merecia a nossa [a minha!] atenção.

Dizem os entendidos que Plutão é muito diferente dos outros planetas [so what?], devido à sua "órbita muito longa e excêntrica à volta do sol". Já não se pode ser excêntrico?

Aqui fica, portanto, a minha indignação e solidariedade com o excluído por ser pequenino, diferente e excêntrico...

Nota final:
Plutão - características:
a) diâmetro - 2.300 km. [pequenino?]
b) distância do Sol - cerca de 6.000.000.000 km [já é alguma coisa...]
c) temperatura - 230º negativos [inimaginável!]