quarta-feira, agosto 02, 2006
Cuba livre

Nunca visitei Cuba. Aquando mais novo, recusava sequer esse «pecado» tentador. «Alguma vez eu iria dar os meus tostões para os bolsos turísticos de um país liderado por um ditador, que matou, roubou e baniu as liberdades ao longo de meio século?», pensava eu.

Hoje, a minha vontade de visitar Cuba é oposta. Sinto mais que nunca a intenção de pôr os pés naquelas paragens… Sentir de perto a pobreza de um povo amordaçado e que reclama por melhor vida. Porque no dia em que Fidel Castro cair, o regime não mais voltará a ser o mesmo. O regime terá o desfecho que Castro sabe, mas não admite nem irá assistir.

Gostava por isso de visitar Cuba, de captar a essência da ilha de Fidel, para um dia, numa próxima oportunidade, perceber o que ganhou a Cuba livre e democrática.

Não quero que Cuba se torne numa segunda Flórida dos EUA. Que o povo mantenha a sua identidade, que o país se abra ao mundo de vez, sem perder certas qualidades. Um povo que, mesmo sem sabão e roupa, sorri e pede boleia nas calcetas esburacadas aos turistas ocidentais. Uma boleia até à Democracia…
 
Lavrado por diesnox at quarta-feira, agosto 02, 2006 | Permalink |


4 Comments:


At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo

Não te iludas tanto com a TUA democracia...

 

At 3:06 da tarde, Blogger Jane

Penso exactamente como tu. Sempre disse que não pactuaria com esse senhor, mas agora que o regime está perto de uma mudança sinto uma certa vontade de lá ir.. não para Varadero ou outros destinos semelhantes, mas para a verdadeira Cuba dos Cubanos. Deve ser uma experiência de vida única.
Estou contigo. Se tiveres oportunidade aproveita, podes não ter muito tempo...

 

At 4:30 da tarde, Blogger Ice-device

quando o regime mudar, se mudar, cuba corre o risco de ficar caótica sob todos os pontos de vista. OU pensam que transitar de um regime ditatorial para uma democracia se faz sem sacrifícios? Cuba pode literalmente ir à falencia com a concorrencia de uma economia de mercado atirand para a miséria e exclusão milhões de pessoas. Esperemos que seja a UE a liderar o processo de democratização e não os EUA....

 

At 1:34 da manhã, Anonymous Anónimo

What a great site » » »