sexta-feira, agosto 18, 2006
Apontamentos Estivais
Detesto o Verão. Quer dizer, odeio o Verão.

Os emigrantes são aos magotes. Carros títpicos deste ano: Renault Scenic ou Peugeot 407. Vêm a falar meio francês meio português. As roupas e penteados tirados de um filme bósnio dos anos 90. Enchem tudo. Até a paciência.

A chuva veio em força. Graças a Deus, que os Bombeiros já não tinham mão nos incêndios que o António Costa ainda acredita que se devem à negligencia [ele é uma das únicas 6 pessoas em Portugal que acredita no Pai Natal, no Bambi e no Fernando Santos].

Ontem fui ao supermercado e na caixa está uma miúda tipicamente do estilo... como direi... catequista... frequentadora de encontros de jovens católicos, antiga leitora da audácia [bela revista por sinal]. Tão a ver? Óculos de massa e cabelo apanhado...? E eu pensei... "ora ora... isto ainda existe? Deixa-me lá ir..." quando ela se virou para mim.... PUMBA! 3 piercings na cara e orelhas. PUMBA! Soutiã rendado preto! PUMBA! Tatuagem enorme no braço esquerdo.
Das duas uma: ou o Belmiro não viu esta moça quando a contratou, ou Jesus Cristo emancipou-se do Pai e está bem mais radical.
 
Lavrado por Ice-device at sexta-feira, agosto 18, 2006 | Permalink |


23 Comments:


At 12:23 da tarde, Blogger Sara

É exactamente por esta altura que se vêm mais matrículas amarelas que brancas. É também por esta altura que os «nossos» machos emigrantes na Paris de la France se reconhecem pelo uso de cabelo rapado à Caterpillar, boné dos LA Lakers ou dos NY Knicks, t-shirts do Eminem, bermudas de ganga, meias de desporto brancas e as obrigatórias sapatilhas mais que novas da Nike. O espécimen feminino continua parado nos anos 80, tanto no penteado como na maneira de vestir. É claro que sempre se encontra a arrojada fashion-victim que mistura leggings com umas cunhas de corda, lona e cortiça, sem nunca se separar das longuíssimas unhas pintadas a verniz vermelho descascado. Nos dois géneros abunda(m) sempre a(s) corrente(s) de ouro no braço e/ou no pescoço, com um inevitável crucifixo em tamanho XL. E por entre almoços de sandes de leitão em esplanadas duvidosas, como é bom voltar a ouvir: “Jean Michel, faz cuidado que tu vais tomber!”

Quanto à miúda do supermercado... Ice, filho... vai mais vezes à missa! :P

 

At 2:40 da tarde, Blogger Ice-device

outros clássicos: " faz atenção" "vir em pre retraite" "faz calor hein?" "ir ao cofre do carro"...

 

At 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo

Há espaço para todos, acreditem.

 

At 3:04 da tarde, Blogger Ice-device

olá tátá... benvinda ao blog. Não é intenção ridicularizar os emigrantes [pronto, é. Nalgumas coisinhas eles podiam ser um bocadinho menos convencidos...]filho de emigrantes no brasil, às vezes apanho os meus pais a dizer " faz um favor pra mim..." e olha que só lá tiveram um ano...

Os emigrés [tenho metade da famelga lá em França..] são bem vindos assim eles não venham com a putain da mania...

 

At 3:32 da tarde, Anonymous Anónimo

lollolololololol, eu sei do que falas ! on se em merde !

 

At 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo

Bom... não posso dizer mais do que tudo o que vês é fruto da mesquinhez bucólica em que vives. Desculpa, mas não consigo entender o que podes ter contra alguém que teve a coragem de deixar tudo e partir para reconstruir a vida. Fico triste com o teu preconceito primário.

Quanto ao Soutien da moçoila do supermercado, will you please wake up and smell the coffee??? Continua com a tua vidinha confortável... sabes quem me fizeste lembrar? Kevin Spacey no American Beauty... tu daqui a 20 anos.

 

At 6:00 da tarde, Blogger Ice-device

bem, não quero com o meu post, insurgir-me contra os emigrantes. Longe disso. os meus pais foram emigrantes, eu nasci no Brasil e por isso sei como é preciso ter coragem para sair.

aquilo que escrevi era para ser leve e irónico. SE quiseres discutir a sério, podemos faze-lo. Porque a mesquinhês não é exclusivamente bucólica como sabes.

E já agora, tomara eu dentro de vinte anos, ou 15 ter uma liceal louraça daquelas a querer que eu a desvirginasse.

Smelled the coffee. It's from colombia.

 

At 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo

A TUA mesquinhês é bucólica. A TUA.

Eu sei o que querias... chamar a atenção. Conseguiste.

Smell it again.

 

At 10:04 da manhã, Blogger Ice-device

Não devias levar tanto à letra aquilo que escrevo. Tem lá calma, respira fundo e relaxa. Não tenho nada contra os emigrantes. Nada mesmo. todos somos cheios de preconceitos. é algo natural, mesmo se não é politicamente correcto admiti-lo.

tenho vários tios emigrantes que dizem que vamos "prender praça" quando eu lhes pergunto " o que é prender praça?" eles desatam a rir e a fazer troça de si próprios. Têm mais fair play do que pensas.

Mas tens razão. A minha mesquinhês é bucólica. Olha! Um porco a voar!

Won't smell it again. Prefer Tea.

 

At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo

Aqui ng ofende ng, é um espaço democrático e se o não fosse passava a ser, eu passaria a ficar tristinha se lixo cibernáutico viesse aqui parar.Mata e Ice, um grande abraço.

 

At 9:40 da tarde, Anonymous Anónimo

Respirei fundo. Ai... como estou bem mais relaxada... tão relaxada que me sinto a flutuar... olha... cuidado... vê lá se a porca não te cai em cima!

Preconceitos não são naturais, são sociais. Admitir os preconceitos, não é ser politicamente incorrento, é ser ignorante.

 

At 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo

Tátá...talvez não seja tão democrático quanto aparenta ser... sabes que até na mais perfeita democracia existe sempre alguém pronto a censurar o que não lhe convém.

 

At 11:22 da manhã, Blogger Ice-device

http://www.renascebrasil.com.br/f_preconceito.htm

mata - hari. Experimenta este artigo. é interessante e fala como a palavra preconceito é normalmente dostorcida para parecer sempre algo de mau. Um preconceito é uma informação prévia que nos permite muitas vezes agir perante uma situação nova.

Não saber que um pre-conceito (decompondo a palavra ver-se-á que faz todo o sentido) é algo que também pode ser bom, também é ignorancia.

"o conceito deriva do latim prejudicium, que designa um julgamento ou decisão anterior, um precedente ou um prejuízo. As anotações básicas incluem inclinação, parcialidade, predisposição, prevenção."

Fonte: www.ceismael.com.br/oratoria/oratoria028.htm



da próxima vez, devias trazer argumentos a sério. Assim é fácil demais.

 

At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo

E isso não é bonito . A gente é bons una para os outros pois é?

 

At 3:16 da tarde, Anonymous Anónimo

Por favor, PAREM TUDO! Não pensavas certamente que fosse ler esse magnífico exemplar de prosa evangélica... pois é... mas fui... e não é que conseguiste surpreender-me ainda mais? Nunca pensei que te baseasses num projecto evangélico inspirado na Bíblia, e ainda por cima BRASILEIRO... Ice surpreendes-me!


"Na década de 90, supostos defensores de direitos humanos (agindo como defensores de “anomalias humanas”) deformaram a palavra preconceito, a palavra amor, a palavra cultura e várias outras. Parece que a intenção era confundir o significado destas palavras e abrir caminho para oficializar práticas pagãs na sociedade brasileira. De fato, nos anos seguintes constatamos o aumento do homossexualismo, do feminismo, da infidelidade conjugal, dos rituais satânicos em diversas regiões, da prostituição em diversos níveis e de outros comportamentos degradantes e imorais “justificados” como festivos e culturais".

ATENÇÃO PORQUE HÁ MAIS:

"No entanto, fazer uso de conceitos concebidos de maneira prévia, porém comprovados estatisticamente ou orientados por Deus (através da Bíblia), é um direito legítimo porque faz parte do nosso sistema de defesa".

E MAIS... DESCULPA, ICE, BUT YOU LOST YOUR BLOODY MIND:

"A estrutura biológica humana também faz uso de preconceitos (de anticorpos) para se defender de vírus e bactérias caracterizados como nocivos. Em geral, os anticorpos repudiam tais invasores antes que se multipliquem e contaminem todo o corpo (um efeito preventivo de origem natural)".

Fácil demais, meu caro, é camuflares a tua ignorância com definiçoes enciclopédicas... faça-me um favor!

 

At 7:06 da tarde, Blogger Ice-device

Qual é o problema de um projecto evangélico brasileiro? és preconceituosa?

O significado da palavra preconceito é, à letra, conceito prévio segundo a Porto Editora (serve?)

"1. conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou razoável; prejuízo;

2. superstição; "

Quando digo que todos somos preconceituosos estou a dizer que todos temos conceitos formados sem ter grande contacto com a realidade. pelo que me pareceu, foste ao mais fácil, que é vertente mais sociológica de "Preconceito", que normalmente significa segregação ou racismo ou qualquer outra ideia pre-concebida negativa.

Não era só a isso que me referia.
Quando não dispomos de informação formamos conceitos sem ela.
Por exemplo os preconceitos dizem-nos que, se tivermos à nossa frente um mercedes e um fiat o mercedes é melhor, que o algarve tem sempre sol, que os membros de claques são todos arruaceiros ou que por exemplo os habitantes de aldeias são atrasados e ignorantes [para os das cidades] e que os das cidades são uma cambada de libertinos [para os das aldeias] etc etc. Eu por exemplo tenho um pre-conceito em relação a ostras. Nunca provei mas não gosto delas.

Mas se quiseres pegamos no conceito social só. Se achas que é por não teres alguns preconceitos, não tens nenhum, pensa outra vez, porque tens. Todos temos. Nunca te aconteceu " não ir com a cara de alguém"? pois bem, é uma forma de preconceito. é natural, que o ser humano forme preconceitos, como forma de defesa ou de agressão, ou por puro desconhecimento. E acontece a todos. Qualquer sociologo te dirá isso.

 

At 8:31 da tarde, Anonymous Anónimo

Desta justificação eu gostei e aceito... não significa, no entanto, que só pq preconceito tem definição num dicionário, não o possamos combater.

Apenas tenho uma ressalva, meu amor... eu não fui "ao mais fácil"... eu quis exactamente utilizar a palavra conforme a definição que apresentaste: "conceito formado antecipadamente e sem fundamento"... mais nada.

Portanto, a conclusão é que não és o único preconceituoso, certo?

Já me aconteceu fazer juízos sem fundamento, mas exactamente porque sou informada e sei que os juízos não se devem fazer sem fundamento concreto é que tento lutar contra o preconceito.
Mas, suponho que tu és apologista do preconceito natural e fatalista. Não há mesmo nada que possas fazer... és preconceituoso e pronto... afinal lá na Biblia dizem que devemos afastarmos das coisas do demo.... uiui...

 

At 11:36 da manhã, Blogger Ice-device

A conclusão que eu tiro, é que todos somos preconceituosos. E isto sem qualquer juízo de valor. Um preconceito em si, não é nem bom nem mau. É um preconceito. Aquilo que fazemos com ele é que pode ser negativo ou positivo.

Por exemplo: A minha tia tem um preconceito em relação aos cães porque foi mordida em jovem. Para ela todos os cães são maus e não se chega a nenhum. Ora este preconceito é injusto em relação aos cães afáveis, claro. Mas quem sabe também já a salvou de ser mordida por cães agressivos.

O que eu quero dizer é que mesmo sendo preconceituosos, por exemplo em relação a uma pessoa, não devemos deixar que esse preconceito nos impeça de a conhecer e de saber quem na realidade essa pessoa é. O que é grave é que a prejudiquemos baseado apenas no nosso preconceito.

Admitir que o ser humano é preconceituoso é um bom ponto de partida para evitar os malefícios que essa característica possa ter. Quantas pessoas profundamente injustas conheces que se levantem e admitam que são injustas?

Por isso para mim admitir que faço pre-conceitos não é ignorancia mas sim lucides.

 

At 12:06 da tarde, Blogger Ice-device

Lucidez com "s"... Francamente...

 

At 12:17 da tarde, Blogger Ice-device

apenas um debate puro e duro. benvindo!

 

At 12:29 da tarde, Anonymous Anónimo

Será preconceito isto de estar a imaginar a Mata a vestir como uma gótica e o Ice de pólo azulinho e sapatinhos de vela? just Kiding! Mas sim, ambos são lúcidos com z (lol) e inteligentes. Gosto de pessoas que confrontam ideias, ambos o fazem de um modus diferentis,um mais exacerbado, o outro mais low profile . Parabéns e trés vivas para aqueles que não são amorfos!
VIVA!
VIVA!
VIVA!

 

At 1:33 da tarde, Blogger Ice-device

Benvindo ao blog, ministério púdico.
Obrigado pelas palavras e sempre que quiseres, participa.

 

At 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo

Sessão encerrada.